Porquinho da India

A URL encurtada deste artigo é: http://cvqt.vet/_wKROj
[Total: 6    Média: 3/5]


Dentro os tópicos mais importantes de conhecendo o porquinho da índia estão:

História

Este pequeno mamífero roedor, é muito comum como animal de estimação em quase todo o mundo. Acredita-se que seja originário da América do Sul, onde teve início sua domesticação. É criado e utilizado na alimentação do homem por povos Andinos ainda nos dias atuais, e também é usado para estudos em laboratórios, onde recebeu o nome popular de cobaia. Seu organismo é muito parecido em alguns aspectos com o do homem, o que o torna um animal bom para trabalhos de pesquisas em algumas áreas da saúde.

Características

Estes animais costumam viver em média 6 anos, alguns mais outros menos. O peso dos porquinhos varia de 500g a 1,3kg, sendo que as fêmeas são menores e os machos maiores.

Os Porquinhos da Índia (Cavia porcellus) são animais tranquilos, tem temperamento sociável, fácil manejo, tornando-os ótimos animais de estimação. Adoram carinhos e estão sempre dispostos a brincadeiras. Podem ser mantidos em grupos ou sozinhos em cercados, gaiolas de metal com proteção, caixas de plástico e metálicas com abertura na parte superior, pois raramente sobem ou saltam e que tenham tamanho adequado ao número de animais mantidos. Deve-se sempre tomar cuidado com o tipo de piso do local onde ficam para não machucar as patas.

Raças

Existem algumas variedades de raças nos porquinhos, algumas não existem no Brasil. A mais comum é o inglês de pelo curto, encontrado nas lojas Petshop para venda. Seu pelo é curto, e pode ser visto nas mais variadas cores.

Existe o Abissínio, que possui rosetas (rodamoinhos) nos pelos curtos e ásperos, espalhados pelo corpo dando uma impressão que o animal está descabelado. Geralmente, são encontrados de 8 a 12 rosetas.

O Angorá é uma variedade do abissínio, só que de pelos longos. Existem várias cores, mas as rosetas devem estar presentes.

O Silkie é um porquinho de pelos longos, muito parecido com o peruano, só que seus pelos crescem atrás da cabeça e no sentido para atrás. Também encontrado em várias cores, não tem rosetas pelo corpo.

O peruano tem pelos sedosos e longos por todo o corpo. É a variedade que exige maior cuidado com a pelagem, mas é também o mais bonito. Tem duas rosetas no lombo, franja e barba são bem características

Coronet, Texel (pelos crespos), Teddy, American crested e skinny pigs, são bem diferentes em questão da pelagem, mas não são comercializadas no Brasil. Existem algumas variações de cruzamentos entre as raças, que ainda não são reconhecidas como raças oficiais.

Receba nossas atualizações.


Veja mais em: Wikipedia – Porquinho da Índia

  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários