Conhecendo o Porquinho da Índia: Raças
Conhecendo o Porquinho da Índia: Raças
Dentro os tópicos mais importantes de conhecendo o porquinho da índia estão:
Características
Este pequeno mamífero roedor, é muito comum como animal de estimação em quase todo o mundo. Acredita-se que seja originário da América do Sul, onde teve início sua domesticação. É criado e utilizado na alimentação do homem por povos Andinos ainda nos dias atuais, e também é usado para estudos em laboratórios, onde recebeu o nome popular de cobaia. Seu organismo é muito parecido em alguns aspectos com o do homem, o que o torna um animal bom para trabalhos de pesquisas em algumas áreas da saúde.
Raças
Existem algumas variedades de raças nos porquinhos, algumas não existem no Brasil.
A mais comum é o inglês de pelo curto, encontrado nas lojas Petshop para venda. Seu pelo é curto, e pode ser visto nas mais variadas cores.
Existe o Abissínio, que possui rosetas (rodamoinhos) nos pelos curtos e ásperos, espalhados pelo corpo dando uma impressão que o animal está descabelado. Geralmente, são encontrados de 8 a 12 rosetas pelo corpo. Também existem nas mais variadas cores.
O Angorá é uma variedade do abissínio, só que de pelos longos. Existem várias cores, mas as rosetas devem estar presentes.
O Silkie é um porquinho de pelos longos, muito parecido com o peruano, só que seus pelos crescem atrás da cabeça e no sentido para atrás. Também encontrado em várias cores, não tem rosetas pelo corpo.
O peruano tem pelos sedosos e longos por todo o corpo. É a variedade que exige maior cuidado com a pelagem, mas é também o mais bonito. Tem duas rosetas no lombo, franja e barba são bem características. Deve fazer escovação e tosa sempre que necessário.
Coronet, Texel (pelos crespos), Teddy, American crested e skinny pigs (Sem pelo), são bem diferentes e já são encontradas aqui no Brasil facilmente. Existem algumas variações de cruzamentos entre as raças, que ainda não são reconhecidas como raças oficiais.
Veja mais em: Wikipedia – Porquinho da Índia