Como transportar uma ave até o veterinário?
Como transportar uma ave?
Muitos proprietários se vêem diante de uma dúvida muito comum: como transporta uma ave até o veterinário?
Sempre recomendamos que para transportar uma ave que se procure utilizar de caixas de transporte adequadas, que podem ser feitas de plástico reforçado como aquelas utilizadas para cães e gatos. Algumas pessoas utilizam gaiolas pequenas, inclusive gaiolas de hamsters que são vendidas em lojas PetShop. Existem também gaiolas específicas de transporte para aves em algumas lojas.
Lembramos que o ideal é que a ave consiga ficar empoleirada e consiga girar 360º dentro da gaiola ou caixa de transporte. Essa gaiola de transporte deve estar sempre pronta num canto da sua casa, pois nunca se sabe quando irá ser necessária.
Algumas dicas para o transportar uma ave:
A gaiola ou caixa de transporte deve ser proporcional ao tamanho do animal.
Mantenha sempre um poleiro fixo dentro da caixa de transporte.
Não coloque água no transporte.
Se for levar a ave na gaiola dela, retire todos os poleiros e brinquedos que balançam de dentro.
Não limpe a gaiola, deixe as fezes do seu animal no fundo para que o veterinário possa observá-las.
Mantenha a gaiola ou caixa dentro do carro em local onde não bata vento e nem sol intensamente.
Não ligue o ar condicionado do carro muito forte.
Sempre deixe o telefone e endereço do seu veterinário dentro do carro em um cartão de fácil acesso.
Algumas pessoas acabam utilizando caixas de papelão, ou mesmo de sapato para transportar uma ave. Estas podem ser utilizadas desde que tenham orifícios para o animal respirar normalmente, e se tome muito cuidado com a movimentação pois o animal não tem onde se segurar.
Um problema muito comum das caixas de papelão, é que dependendo da espécie, o animal pode ir rasgando o papelão durante a viagem e conseguir sair da caixa.
Recomendamos nunca levar a sua ave na mão, por mais mansa que ela seja. Pois ela pode se assustar com algum barulho ou alguma movimentação na qual não esteja acostumada e sair voando sem rumo.
Se sua ave estiver muito debilitada ela poderá vir no colo de uma pessoa, enrolada em uma toalha para se manter aquecida. Lembrando que deve ser mantida em posição anatómica normal, sem pressão sobre seu peito.
Sempre peça auxílio ao seu veterinário!