Como saber se meu roedor está com dor? 

Muitos dos pets não convencionais criados são roedores, como as chinchilas, os porquinhos da índia, os hamsters, o gerbil, o topolino e outros. E muitos tutores se perguntam: Como saber se meu roedor está com dor?

Não é uma tarefa muito fácil, pois os roedores tendem a esconder muitos sinais e alterações que causam dor, já que costumam ser animais que são presas na natureza.

Vamos descrever aqui algumas características físicas e de comportamento que serão indicativas de dor e que podem te ajudar a conhecer melhor seu Pet, e ser um guia de socorro em situações mais críticas.

Essas alterações podem ser indicativas de vários problemas de saúde, e não somente de um único problema. Em caso de dúvida consulte sempre o médico veterinário especializado.

Quais são os sinais que meu roedor está com dor?

Existem outras alterações de dor, mas essas são as mais comuns e fáceis de serem percebidas em casa.

Se perceber algum sintoma ou características de dor aqui descritas, procure o veterinário assim que possível.

Deixamos aqui disponível um artigo cientifico em inglês sobre um pouco mais do assunto:  Sotocinal SG, Sorge RE, Zaloum A, Tuttle AH, Martin LJ, Wieskopf JS, Mapplebeck JCS, Wei P, Zhan S, Zhang S, McDougall JJ, King OD, Mogil JS (2011). The Rat Grimace Scale: a partially automated method for quantifying pain in the laboratory rat via facial expressions. Molecular Pain, 29;7:55. doi: 10.1186/1744-8069-7-55.