Desgaste dentário | Sem anestesia não deve ser feito
Desgaste dentário – Sem anestesia não deve ser feito
Algumas espécies de pets não convencionais, como coelhos e os roedores, podem ter problemas dentários e precisar de desgaste dentário. Esse é um procedimento cirúrgico efetuado rotineiramente nesses pets e outros animais. O desgaste dentário vai corrigir o tamanho dos dentes, e com isso o animal poderá voltar a comer normalmente.
Para realizar esse procedimento de forma adequada, o paciente precisa estar anestesiado. Sem anestesia, o procedimento não será feito da forma correta e pode trazer mais prejuízos do que benefícios.
Quais os riscos do desgaste dentário sem anestesia?
Sem anestesia não é possível avaliar a boca toda do paciente
Sem anestesia o paciente vai sentir dor e incomodo durante o procedimento
Sem anestesia o veterinário pode machucar outras estruturas da boca como a língua, gengiva e bochecha do paciente
Sem anestesia o paciente irá ficar estressado coma situação, e isso causará traumas psicológicos
Sem anestesia o desgaste não é efetuado corretamente e logo em pouco tempo o tutor do animal vai ter que procurar outro veterinário para fazer corretamente o serviço
Sem anestesia há contradição a literatura científica que demonstra o tratamento correto através de milhares de artigos pelo mundo a fora
Quem indica Desgaste dentário sem anestesia ilude o cliente com falsa sensação de resolução do problema e explora o medo dos tutores sobre anestesia, passando falsa sensação de segurança
Muitos tutores tem medo de anestesia, mas hoje temos equipamentos modernos e profissionais capacitados para trazer o melhor da medicina veterinária aos pets não convencionais. Independente da espécie e idade, a anestesia trás segurança ao paciente e ao veterinário, que conseguirá realizar o melhor trabalho para seu paciente.
Antes da anestesia alguns exames são necessários, como os de imagem tipo rx e ultrassom, exames de sangue e etc, solicitados conforme o estado do paciente e necessidade vista pelo médico veterinário.
O desgaste dentário deve ser feito com equipamentos adequados como brocas e canetas odontológicas, para evitar problemas. O uso de equipamentos como alicates de unha, motores de mão, tesouras e outros meios não recomendados, pode causar danos aos dentes e boca do seu PET e trazer maiores problemas de saúde como infecções e lesões.
Aqui na clínica temos diariamente veterinários especializados em odontologia veterinária e toda infra estrutura para realizar exames e procedimentos odontológicos.
Procure sempre o melhor atendimento para o seu PET
A Associação Brasileira de Odontologia veterinária ABOV também relata seu posicionamento contra procedimentos odontológicos realizados sem anestesia, leia aqui.