
Cuidados com Hamster Sírio
Inicialmente para aprender os principais cuidados com hamster sírio é preciso, entender sua origem, alimentação adequada e as gaiolas recomendadas por nossos especialistas.
Sobre
O hamster sírio é um dos animais mais populares como PET de estimação, não só no Brasil, mas em vários países. Pertencente a ordem dos roedores, onde estão também animais como os camundongos, ratos, chinchilas, cobaios, gerbil entre outros. É um animal de hábitos noturnos, facilmente serão vistos correndo nas rodinhas da gaiola de noite e dormindo boa parte do dia. Assim, como os outros roedores, também tem dentes de crescimento contínuo que precisam ser desgastados. Isso é feito facilmente consumindo alguns alimentos. Existem várias espécies de hamster, mas aqui iremos abordar o mais conhecido que é o sírio (Mesocricetus auratus), que tem peso médio de 85 a 150 gramas.
Fisicamente os hamster sírio possuem orelhas macias ao toque, e tem sua audição muito apurada. Seu olfato também é muito bom, mas sua visão não é muito desenvolvida. Suas bochechas são usadas para carregar e armazenar alimentos. Na natureza, eles utilizam as bochechas até chegarem as suas tocas, onde depositam os alimentos em grandes quantidades.
Alimentação
A alimentação é um dos principais cuidados com hamster sírio, como em outras espécies de hamster ele é onívoro, alimenta-se de frutas, grãos e raízes, sendo que na natureza ingere também pequenos insetos e larvas. Os animais mantidos como PET geralmente ingerem ração específica para hamster, balanceadas adequadamente. Existem várias marcas de rações nas lojas petshop. As misturas de sementes também são utilizadas, mas deve-se tomar cuidado na hora da compra, para não levar pacotes com mofo ou parasitas. Dietas com baixo teor protéico não são adequadas para o crescimento e reprodução da espécie. Além de uma boa ração, é importante a ingestão de verduras, legumes e frutas pelo menos duas vezes na semana, além das sementes de boa procedência. Podem ingerir tenébrios, ovo cozido e queijo tipo ricota para complementar o consumo de proteínas, mas em uma frequência menor.
Reprodução
Os cuidados com hamster sírio na reprodução são bem simples, tanto que o animal com cerca de 3 meses é capaz de cruzar. A fêmea entra no cio, que dura cerca de 4 dias. Geralmente, a gestação dura em média 16 dias, onde nascem cerca de 5 a 9 filhotes. Os filhotes podem mamar até os 25 dias. Para evitar problema, não se deve tocar nos filhotes na primeira semana de vida.
Gaiolas
Existem vários tipos e tamanhos de gaiolas para acomodação dos hamsters. O tamanho deve ser adequado para o animal, principalmente se são mantidos vários animais no mesmo local, sendo que o recomendado manter somente um animal por gaiola. Os hamster tem facilidade de locomoção e muita agilidade, por isso é preciso ter cuidados com hamster sírio para que não escapem , as portas e tampas de gaiolas devem ser bem verificadas. A gaiola deve ser limpa todos os dias, para evitar acumulo de fezes. As rodinhas para exercício devem ser utilizadas, levando em consideração o tamanho da gaiola e do animal.
Saúde
O hamster tem uma boa saúde, mas pode ser acometido por algumas enfermidades. É muito importante ficar de olho no animal, e se caso apareça algum sinal como diarréia, secreções, o animal parar de comer, ou qualquer outro sinal diferente do normal procure um veterinário especialista ele vai orientar você com os cuidados com hamster sírio.
Veja mais em Wikipedia – Hamster Sírio