Two Hamsters Sirios

A URL encurtada deste artigo é: http://cvqt.vet/_znYB9
[Total: 6    Média: 3.5/5]

Cuidados com Hamster Sírio

Inicialmente para aprender os principais cuidados com hamster sírio é preciso, entender sua origem, alimentação adequada e as gaiolas recomendadas por nossos especialistas.

Sobre

O hamster sírio é um dos animais mais populares como PET de estimação, não só no Brasil, mas em vários países. Pertencente a ordem dos roedores, onde estão também animais como os camundongos, ratos, chinchilas, cobaios, gerbil entre outros. É um animal de hábitos noturnos, facilmente serão vistos correndo nas rodinhas da gaiola de noite e dormindo boa parte do dia. Assim, como os outros roedores, também tem dentes de crescimento contínuo que precisam ser desgastados. Isso é feito facilmente consumindo alguns alimentos. Existem várias espécies de hamster, mas aqui iremos abordar o mais conhecido que é o sírio (Mesocricetus auratus), que tem peso médio de 85 a 150 gramas.

Fisicamente os hamster sírio possuem orelhas macias ao toque, e tem sua audição muito apurada. Seu olfato também é muito bom, mas sua visão não é muito desenvolvida. Suas bochechas são usadas para carregar e armazenar alimentos. Na natureza, eles utilizam as bochechas até chegarem as suas tocas, onde depositam os alimentos em grandes quantidades.

Alimentação

A alimentação é um dos principais cuidados com hamster sírio, como em outras espécies de hamster ele é onívoro, alimenta-se de frutas, grãos e raízes, sendo que na natureza ingere também pequenos insetos e larvas. Os animais mantidos como PET geralmente ingerem ração específica para hamster, balanceadas adequadamente. Existem várias marcas de rações nas lojas petshop. As misturas de sementes também são utilizadas, mas deve-se tomar cuidado na hora da compra, para não levar pacotes com mofo ou parasitas. Dietas com baixo teor protéico não são adequadas para o crescimento e reprodução da espécie. Além de uma boa ração, é importante a ingestão de verduras, legumes e frutas pelo menos duas vezes na semana, além das sementes de boa procedência. Podem ingerir tenébrios, ovo cozido e queijo tipo ricota para complementar o consumo de proteínas, mas em uma frequência menor.

Reprodução

Os cuidados com hamster sírio na reprodução são bem simples, tanto que o animal com cerca de 3 meses é capaz de cruzar. A fêmea entra no cio, que dura cerca de 4 dias. Geralmente, a gestação dura em média 16 dias, onde nascem cerca de 5 a 9 filhotes. Os filhotes podem mamar até os 25 dias. Para evitar problema, não se deve tocar nos filhotes na primeira semana de vida.

Gaiolas

Existem vários tipos e tamanhos de gaiolas para acomodação dos hamsters. O tamanho deve ser adequado para o animal, principalmente se são mantidos vários animais no mesmo local, sendo que o recomendado manter somente um animal por gaiola. Os hamster tem facilidade de locomoção e muita agilidade, por isso é preciso ter cuidados com hamster sírio para que não escapem , as portas e tampas de gaiolas devem ser bem verificadas. A gaiola deve ser limpa todos os dias, para evitar acumulo de fezes. As rodinhas para exercício devem ser utilizadas, levando em consideração o tamanho da gaiola e do animal.

Saúde

O hamster tem uma boa saúde, mas pode ser acometido por algumas enfermidades. É muito importante ficar de olho no animal, e se caso apareça algum sinal como diarréia, secreções, o animal parar de comer, ou qualquer outro sinal diferente do normal procure um veterinário especialista ele vai orientar você com os cuidados com hamster sírio.

Receba nossas atualizações.

Veja mais em Wikipedia – Hamster Sírio

  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários