Dois Porquinhos da Índia

A URL encurtada deste artigo é: http://cvqt.vet/_8BH3Y
[Total: 6    Média: 3/5]

Como cuidar do seu Porquinho da Índia

Dentro os tópicos mais importantes de como cuidar do seu Porquinho da Índia estão:

Alimentação

A alimentação dos porquinhos é constituída de uma boa ração, feno, vegetais e frutas. O feno deve ser oferecido todos os dias, sem restrição de quantidade. É sempre bom utilizar o feno de capim, pois é digerido mais facilmente do que o de alfafa. As verduras devem ser oferecidas sempre limpas e frescas, diariamente, e numa quantidade como um copo comum cheio. Podem ser oferecidas: catalônia, folhas de rúcula, rama de cenoura, chicória, cenoura, tomate, chuchu e etc. As frutas podem ser dadas até 3 vezes por semana, sempre em pequenos pedaços. As mais apreciadas são: banana, maça sem casca, coco, pera, pêssego, etc.

Existem no mercado várias marcas de ração, encontradas facilmente nas lojas Petshop. Existem rações específicas para porquinhos, mas caso não consiga comprar podem ser substituídas pelas de coelhos. Nesse caso, o animal deverá receber suplementação de vitamina C, que não está presente nas rações de coelhos.

Higiene

Estes animais não necessitam de banhos, somente em situações realmente críticas. Tem o costume de se limparem lambendo os pelos. Pode se estabelecer um banho a cada 6 meses se o proprietário quiser ou somente quando necessário. Para isto utilize água morna, em ambiente sem correntes de vento e shampoo específico para roedores ou de gatos filhotes e neutro. Para secar utilize uma toalha e secador de cabelo não muito quente e longe do animal para evitar queimaduras.

Para os animais de pelo longo podem necessitar de banhos mais frequentes, convém escovar a cada 2 dias o pelo e sempre que possível fazer uma tosa higiênica dos pelos da região da genitália e abdomen.  As unhas podem ser aparadas a cada 15 dias.

Receba nossas atualizações.

Veja mais em: Wikipedia – Porquinho da Índia

  • 52
  •  
  •  
  •  

Comentários