Sagui Callithrix kuhlii

A URL encurtada deste artigo é: http://cvqt.vet/_ZPgl6
[Total: 12    Média: 3.7/5]

Alimentação dos Saguis

Dentro os tópicos mais importantes da alimentação dos saguis estão:

Sobre

Além dos tradicionais cães e gatos, muitas pessoas possuem outros tipos de animais, como aves, mamíferos e até répteis. Um dos animais que tem atraído muito a atenção é o sagui. Existem hoje várias espécies, sendo as mais conhecidas: o sagui de tufo preto (Callithrix penicilata) e o de tufo branco (Callithrix jacchus). É uma animal que vive em grupo, geralmente de 15 a 18 indivíduos. O pai sagui ensina aos filhotes o que comer, servem de modelo na caça e na cópula, sendo seu comportamento baseado no aprendizado e muito pouco no instinto.

Alimentação

A alimentação dos saguis consiste em frutos, exsudatos, insetos e pequenos vertebrados. Eventualmente podem ingerir algumas folhas jovens, mas vai depender do que tem disponível na região em que estão habitando. A média percentual de sua alimentação fica divida assim: 45% para exsudatos, 35% para frutos, 15% para material animal e 5% para outros. Ocorrendo assim, uma alta ingestão de vitaminas e minerais, inclusive importantes oligoelementos. Essa ampla variedade é simplificada quando são transferidos para o cativeiro.

A escolha dos alimentos é muito importante. Hoje, temos disponíveis algumas marcas que fabricam rações próprias para alimentação dos saguis. Uma dica: verifique na embalagem da ração a quantidade necessária pra cada idade do animal e peso. Sempre ofereça a ração juntamente com algum outro tipo de alimento, como frutas, verduras, legumes e ovos cozidos, larvas de camarão, tenébrios e até grilos. Varie as frutas e verduras para que ele se acostume, e assim consiga absorver todos os nutrientes necessários. A dieta em cativeiro pode ser bem parecida com a de vida livre, tomando os devidos cuidados em relação à quantidade e variedade.

No convívio

Em casa, muitos proprietários acabam alimentando os animais somente com frutas, principalmente banana. A falta de nutrientes e de variação do cardápio, podem levar o animal a perder o apetite e ficar doente facilmente. Infelizmente, na grande maioria, o animal adoece e só depois o proprietário procura por auxílio e orientação.

Depois de um tempo, o proprietário acaba descobrindo quais são os alimentos prediletos do seu sagui. É importante que o animal não ingira sempre os mesmos nutrientes pois outros ficarão faltando. Caso isso ocorra, o animal poderá ficar doente ou até mesmo obeso, ter problemas de saúde e inclusive vir a óbito. Não é aconselhável dar pão, bolachas e arroz, pois ele pode ficar com o abdômen inchado com gases, dificultando o fluxo da digestão e a liberação da fezes.

A sáude

A saúde do animal não depende somente da sua alimentação. É necessário manter um ambiente limpo, tranquilo e com brinquedos para que o animal se exercite e se distraia durante o dia. É muito importante que o sagui tome sol todos os dias, principalmente quando é filhote. Esses pequenos primatas são bastantes sensíveis e merecem uma atenção especial.

Receba nossas atualizações.

Veja mais em: Wikipedia – Saguis

  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários