Castração de coelhos | Vantagens da Castração de Coelhos

Muitos proprietários de coelhos nos perguntam durante o atendimento sobre o procedimento da castração. Escrevemos esse pequeno artigo para esclarecer maiores dúvidas sobre o procedimento, mas estamos a disposição para maiores esclarecimentos em nossos canais de contato.

As vantagens da castração de coelhos:

• melhora no comportamento do animal,

• prevenção de doenças,

• prevenção de gravidez indesejáveis,

•  eliminação da marcação de território feita pelos coelhos machos.

Comportamento

Falando sobre comportamento, a castração de coelhos deixa o animal mais calmo e amoroso, mordendo e arranhando em menor quantidade, se tornando um ótimo companheiro.

Assim como outras espécies, os coelhos podem desenvolver câncer no sistema reprodutivo. Com a castração, essa possibilidade quase que desaparece tanto para machos como para fêmeas. Nos machos é feita a retirada dos testículos e nas fêmeas são removidos os ovários e o útero.

Os coelhos são bastante prolíferos, e muitas vezes os proprietários não sabem o que fazer com os filhotes que nascem de gravidez indesejáveis. O tempo de gestação é curto, cerca de 30 dias, e depois do parto a coelha pode engravidar novamente. Muitos filhotes são doados, e outros abandonados em praças e nas ruas.

Os coelhos machos costumam urinar em vários lugares para marcar território. Algumas fêmeas também podem ter esse tipo de comportamento, além de arrancar os pêlos da região da barriga para fazer ninho. Muitos proprietários relatam a dificuldade de se manter o animal dentro de casa e acabam deixando o animal no quintal ou acabam doando para outra pessoa para não ter mais esse tipo de problema.

Cirurgia

Para realizar a cirurgia é recomendado que o animal seja examinado por um veterinário, e que alguns exames sejam feitos. Os exames mais solicitados são os de sangue, como hemograma e os bioquímicos. Através deles o veterinário terá certeza que seu animal está em boa saúde e apto a ser anestesiado. Outros exames como as radiografias, ultrassom e exames de fezes podem ser requisitados caso o animal apresente alguma alteração percebida pelo veterinário.

Anestesia

Sobre a anestesia, sempre utilizamos e recomendamos a anestesia inalatória, pois com ela é possível um controle da quantidade de anestésico que o animal está recebendo e maior segurança durante o procedimento. Quando se utiliza a anestesia injetável existe um maior risco, pois o anestésico é aplicado no animal de uma única vez, e com isso não há um controle preciso por parte do veterinário. Muitas campanhas de castração e mutirões utilizam a anestesia injetável por ser considerada mais barata.

Os parâmetros como frequência cardíaca, respiratória e pressão arterial devem ser mensurados durante todo o procedimento. Qualquer alteração nesses parâmetros será verificada pelo veterinário anestesista que saberá como contornar a situação. Apesar de todos os parâmetros e da utilização de anestesia inalatória sempre existe um risco, dai a importância se trabalhar com bons materiais, bons profissionais e com toda segurança necessária para uma cirurgia.

Em caso de dúvida entre em contato em nossos canais de atendimento.